Tuesday, June 21, 2011

Are you ready?

Que o Canadá aceita imigrantes através de um sistema de pontos, acredito que todos já saibam.

Mas será que ter a sua profissão entre aquelas da lista de demanda, alguns anos de experiência profissional, apresentar escolaridade satisfatória, bom nível de inglês e/ou francês, idade entre 21 e 49 anos, oferta de emprego no Canadá e família no Canadá é suficiente para garantir o sucesso de um imigrante nessa jornada?

Eu acredito que não. Sugiro que todos aqueles que estão pensando em imigrar ou já tenham dado entrada no processo aproveitem para fazer uma nova avaliação com o seguinte teste:


Immigration Canada Soft Skills Test
by Henry Reis


1. A língua.
Esquece o IELTS. Você confia no teu inglês/francês para discutir política, o jogo de hockey do dia anterior, negociar um desconto na compra do teu carro, descrever sintomas em uma consulta médica?
Leia um post fantástico sobre isso clicando aqui.

2. O frio.
O Canadá é frio. Muito frio. Uma geladeira! Gostou do que ouviu? Gosta de vestir-se em camadas? Acha tranquilo acordar mais cedo e tirar neve da entrada de casa? Fica de mau humor quando o tempo vira? Não dá vontade de fazer nada fora de casa quando está frio?
Leia um post fantástico sobre roupas de frio clicando aqui. 

3. A tolerância.
Sabe como se chama casamento gay no Canadá? - Casamento. Tranquilo pra você? Acha normal aquele cara no metrô com cabelo punk rosa choque? Te incomoda alguém de outra religião? Não consegue parar de olhar para aquela mulher de burca? Acha que outras culturas merecem ficar isoladas em guetos? Tem algo contra indianos, chineses, negros, índios ou judeus?
Leia um texto do governo do Canadá sobre multiculturalidade clicando aqui. 

4. A saudade.
Não consegue ficar longe da família? Não existe comida melhor que a brasileira? Amigo bom é amigo de infância? As novelas da Globo são algo essencial em sua vida? Não vive sem um show de MPB/samba todo final de semana? Skype e webcam não são suficientes?
Leia um post sobre a decisão de sair da zona de conforto e enfrentar a saudade clicando aqui. 

5. A cultura.
Acha difícil fazer amizade com canadenses? Acha que são frios e fechados? Que brasileiro é melhor, mais companheiro, mais caloroso? Tem o compromisso de tentar incorporar em sua vida os hábitos, as curiosidades, a pontualidade, os valores do povo que te recebeu em seu país? Ou irá permanecer fechado em um mini-Brazil?
Leia um post incrível sobre a adaptação à cultura canadense clicando aqui.

6. O sistema de saúde.
O sistema de saúde é público, universal e conta com alguns dos melhores hospitais do mundo. Mas há filas de espera nas emergências que podem levar horas. Consultas com especialistas também demoram... Você gosta de marcar consulta pra ontem? Não abre mão de decidir sozinho/a qual especialista quer visitar (quer agendar uma visita ao gastroenterologista por uma queimação depois de uma feijoada)? Sente-se mais bem examinado/a quando seu médico solicita dezenas de exames desnecessários para "te ver melhor" (e para superfaturar a sua consulta com o plano)? Prefere teu plano diferenciado empresarial top-plus com direito a helicóptero porque dá status de paciente VIP, com atendimento melhor do que o teu vizinho?
Leia sobre como usar o sistema de saúde canadense, clicando aqui.

7. Os esportes.
Detesta hockey? (pare o teste se disse sim. Você está reprovado/a Just kidding! But not really!) Não vive sem o Galvão Bueno gritando Gooool? Tem crises de abstinência quando não vai ao estádio de futebol ver seu time jogar? Nunca ouviu falar em curling? Teu negócio é surfar todo final de semana?
Leia mais sobre isso clicando aqui.

8. A iniciativa (ou ainda "do it yourself").
O Canadá é a terra do do-it-yourself. Das bombas de gasolina à montagem de móveis, de mudanças à faxina em casa. O valor cobrado por serviços é caro, muito caro. Não há o "exército" de manicures, faxineiras, peões de obra e etc, fazendo o seu serviço por uma merreca. Consegue viver sem mordomia? Acha que só Roomba não dá conta?
Então leia o meu post favorito sobre o assunto, clicando aqui.

9. O emprego.
Está disposto/a a largar a segurança de seu emprego no Brasil para bater cabeça com novos formatos de CVs, entrevistas, e tudo mais até conseguir a bendita Canadian Experience? Topa recomeçar em outro país gastando rapidamente suas reservas em dólar até arrumar outro emprego? E se for um survival job? Encara mesmo assim? Tem coragem de trocar de área de atuação, ou de voltar pra faculdade, ou vencer um árduo processo de revalidação profissional?
Veja os vídeos do Lionel Laroche sobre o mercado de trabalho canadense, clicando aqui.


10. O propósito.
Agora, na última questão, algo que nunca li em blog algum e merece uma reflexão.
Imigrar, pra muita gente, é fugir de algo, ou de alguém. É evitar a pobreza, a violência, a corrupção, o jeitinho brasileiro, e por aí vai. Isto é um erro.
Uma decisão tão complexa não pode ser tomada levando-se em conta somente o que NÃO SE QUER. Imigrar é buscar algo em outro lugar. É mirar no que se quer. Na justiça, na paz, na segurança, na qualidade de vida. Vejo muita gente citando diversas razões negativas para ir para o Canadá. E o meu conselho é: olhe para o que há de bom esperando por você no Great White North. O Canadá está sempre entre os melhores lugares para se viver. É só checar as últimas pesquisas da Mercer, The Economist, artigos da Newsweek e dados da ONU.

Pense: você está indo para o Canadá porque admira o país, sua natureza e seu povo; ou está de malas prontas porque detesta o Brasil e encontrou nas terras geladas um refúgio?
"Keep your mind fixed on what you want in life, not on what you don't want." ~Napoleon Hill
Grande abraço,
Henry e Dani

Monday, June 6, 2011

Sejam bem vindos!

Olá, pessoal!

Somos um casal brasileiro que decidiu imigrar para o Canadá. Aqui irei publicar dicas, relatos, manuais, notícias e o que mais for possível sobre essa nossa jornada.

Já se passaram 15 meses desde que nossos sonhos tomaram a forma de formulários enviados para o Great White North. De lá para cá passei a ler todos os blogs de imigrantes e aprendi muito com eles. A preparação é mesmo essencial para quem pensa em sair de sua zona de conforto e partir em uma aventura desta dimensão. Nada melhor que os relatos, dicas e desabafos daqueles que, como nós, decidiram imigrar.

Espero poder ser útil! Sejam bem vindos e aproveitem!



Henry e Dani