Tuesday, June 21, 2011

Are you ready?

Que o Canadá aceita imigrantes através de um sistema de pontos, acredito que todos já saibam.

Mas será que ter a sua profissão entre aquelas da lista de demanda, alguns anos de experiência profissional, apresentar escolaridade satisfatória, bom nível de inglês e/ou francês, idade entre 21 e 49 anos, oferta de emprego no Canadá e família no Canadá é suficiente para garantir o sucesso de um imigrante nessa jornada?

Eu acredito que não. Sugiro que todos aqueles que estão pensando em imigrar ou já tenham dado entrada no processo aproveitem para fazer uma nova avaliação com o seguinte teste:


Immigration Canada Soft Skills Test
by Henry Reis


1. A língua.
Esquece o IELTS. Você confia no teu inglês/francês para discutir política, o jogo de hockey do dia anterior, negociar um desconto na compra do teu carro, descrever sintomas em uma consulta médica?
Leia um post fantástico sobre isso clicando aqui.

2. O frio.
O Canadá é frio. Muito frio. Uma geladeira! Gostou do que ouviu? Gosta de vestir-se em camadas? Acha tranquilo acordar mais cedo e tirar neve da entrada de casa? Fica de mau humor quando o tempo vira? Não dá vontade de fazer nada fora de casa quando está frio?
Leia um post fantástico sobre roupas de frio clicando aqui. 

3. A tolerância.
Sabe como se chama casamento gay no Canadá? - Casamento. Tranquilo pra você? Acha normal aquele cara no metrô com cabelo punk rosa choque? Te incomoda alguém de outra religião? Não consegue parar de olhar para aquela mulher de burca? Acha que outras culturas merecem ficar isoladas em guetos? Tem algo contra indianos, chineses, negros, índios ou judeus?
Leia um texto do governo do Canadá sobre multiculturalidade clicando aqui. 

4. A saudade.
Não consegue ficar longe da família? Não existe comida melhor que a brasileira? Amigo bom é amigo de infância? As novelas da Globo são algo essencial em sua vida? Não vive sem um show de MPB/samba todo final de semana? Skype e webcam não são suficientes?
Leia um post sobre a decisão de sair da zona de conforto e enfrentar a saudade clicando aqui. 

5. A cultura.
Acha difícil fazer amizade com canadenses? Acha que são frios e fechados? Que brasileiro é melhor, mais companheiro, mais caloroso? Tem o compromisso de tentar incorporar em sua vida os hábitos, as curiosidades, a pontualidade, os valores do povo que te recebeu em seu país? Ou irá permanecer fechado em um mini-Brazil?
Leia um post incrível sobre a adaptação à cultura canadense clicando aqui.

6. O sistema de saúde.
O sistema de saúde é público, universal e conta com alguns dos melhores hospitais do mundo. Mas há filas de espera nas emergências que podem levar horas. Consultas com especialistas também demoram... Você gosta de marcar consulta pra ontem? Não abre mão de decidir sozinho/a qual especialista quer visitar (quer agendar uma visita ao gastroenterologista por uma queimação depois de uma feijoada)? Sente-se mais bem examinado/a quando seu médico solicita dezenas de exames desnecessários para "te ver melhor" (e para superfaturar a sua consulta com o plano)? Prefere teu plano diferenciado empresarial top-plus com direito a helicóptero porque dá status de paciente VIP, com atendimento melhor do que o teu vizinho?
Leia sobre como usar o sistema de saúde canadense, clicando aqui.

7. Os esportes.
Detesta hockey? (pare o teste se disse sim. Você está reprovado/a Just kidding! But not really!) Não vive sem o Galvão Bueno gritando Gooool? Tem crises de abstinência quando não vai ao estádio de futebol ver seu time jogar? Nunca ouviu falar em curling? Teu negócio é surfar todo final de semana?
Leia mais sobre isso clicando aqui.

8. A iniciativa (ou ainda "do it yourself").
O Canadá é a terra do do-it-yourself. Das bombas de gasolina à montagem de móveis, de mudanças à faxina em casa. O valor cobrado por serviços é caro, muito caro. Não há o "exército" de manicures, faxineiras, peões de obra e etc, fazendo o seu serviço por uma merreca. Consegue viver sem mordomia? Acha que só Roomba não dá conta?
Então leia o meu post favorito sobre o assunto, clicando aqui.

9. O emprego.
Está disposto/a a largar a segurança de seu emprego no Brasil para bater cabeça com novos formatos de CVs, entrevistas, e tudo mais até conseguir a bendita Canadian Experience? Topa recomeçar em outro país gastando rapidamente suas reservas em dólar até arrumar outro emprego? E se for um survival job? Encara mesmo assim? Tem coragem de trocar de área de atuação, ou de voltar pra faculdade, ou vencer um árduo processo de revalidação profissional?
Veja os vídeos do Lionel Laroche sobre o mercado de trabalho canadense, clicando aqui.


10. O propósito.
Agora, na última questão, algo que nunca li em blog algum e merece uma reflexão.
Imigrar, pra muita gente, é fugir de algo, ou de alguém. É evitar a pobreza, a violência, a corrupção, o jeitinho brasileiro, e por aí vai. Isto é um erro.
Uma decisão tão complexa não pode ser tomada levando-se em conta somente o que NÃO SE QUER. Imigrar é buscar algo em outro lugar. É mirar no que se quer. Na justiça, na paz, na segurança, na qualidade de vida. Vejo muita gente citando diversas razões negativas para ir para o Canadá. E o meu conselho é: olhe para o que há de bom esperando por você no Great White North. O Canadá está sempre entre os melhores lugares para se viver. É só checar as últimas pesquisas da Mercer, The Economist, artigos da Newsweek e dados da ONU.

Pense: você está indo para o Canadá porque admira o país, sua natureza e seu povo; ou está de malas prontas porque detesta o Brasil e encontrou nas terras geladas um refúgio?
"Keep your mind fixed on what you want in life, not on what you don't want." ~Napoleon Hill
Grande abraço,
Henry e Dani

4 comments:

  1. Mto legal esse post amigos!
    Acho que esse, sem dúvida, é um tema que precisa ser falado.
    Esse mito de que o “Canadá me quer” é uma armadilha muito sedutora e conveniente. Contudo, não corresponde a realidade, a pesar das propagandas que chegam a mídia.
    Na minha opinião, o risco de uma frustração é alto para quem não estiver em sintonia com a motivação adequada, que fundamente enfrentar todos desafios envolvidos na a imigração. Alais, desafios esses que vocês enumeraram com precisão.
    Eu e minha esposa conversamos muito sobre esses aspectos. Procuramos estar bem conscientes desses elementos e entendemos que é importante estar preparados para lhe dar com isso.
    Henry and Dani, obrigado!
    Vlw, amigos!
    Tks!

    ReplyDelete
  2. Essa questao da saudade me fez lembrar de uma grande amiga q qdo eu contei dos planos de imigrar a primeira coisa q ela me disse foi "mas vc vai deixar sua mãe aqui?" hauahuaha
    Com aquela pergunta eu me senti a filha cruel q abandona mamãezinhas indefesas...rsrsrsrs

    Outro tópico que me chama atenção é o do emprego... eu e o marido damos sorte pq somos os dois de TI... entao nada de validar diploma... mas mesmo assim tem q dar uns passos atras... e estamos nos preparando aqui para isso. Vejo algumas pessoas chegando la e dizendo "qdo vc chega aqui é diferente"... e eu penso "mas todo mundo avisou q seria diferente"... enfim

    Sobre o tópico 10 tenho q confessar que o que nos impulsionou a procurar outro lugar foram os assaltos que sofremos. Mas com o tempo e as pesquisas fomos nos apaixonando pelo Canada. Hj sei q se tem um lugar no mundo que é o nosso número.... esse lugar é lá.

    Bjs, Sa

    ReplyDelete
  3. Parabens pelo blog e pelo post muito bem escrito que descreve bem o que passamos quando chegamos aqui no Canada.
    Tenho certeza que terao sucesso pois estao se preparando bem para a nova vida em terras geladas do norte.
    Abraco

    ReplyDelete
  4. Muito bom o post! E obrigada pelo link!
    (eu sei, esse comentario esta um pouquinho atrasado, mas eh que hoje eu vi uma visita no meu blog que veio do de voces! :-))))

    ReplyDelete