Tuesday, July 5, 2011

A decisão de imigrar (e como se preparar para essa jornada)



A decisão de sair do Brasil é complexa. Cada imigrante sabe bem de seus motivos. Qual calo apertou, qual trauma passou, ou mesmo qual experiência maravilhosa vivenciou em seu destino. Mas, depois de escolher imigrar, que passos tomar? Gostaríamos de compartilhar nossa opinião sobre a importância do planejamento nesta jornada.


A decisão de sair.
Decidimos, antes mesmo de casar, que queríamos imigrar para um país melhor. Não conseguíamos aceitar tanta falta de respeito e educação do povo; a corrupção velada e passivamente tolerada; os impostos sem retorno; a violência; o jeitinho brasileiro. Tudo isso e muito mais nos dava a certeza de que não queríamos criar nossos filhos por aqui.


 A decisão de para onde ir.
Sejamos francos aqui. Praticamente ninguém tem o Canadá como sonho de infância. A não ser por uma minoria que já visitou o país e se apaixonou, não temos tanta informação circulando sobre o Canadá que nos faça sonhar em morar por lá. Isso está mudando aos poucos, com a propaganda do Quebec em cursos de francês, as universidades canadenses nas feiras de intercâmbio e com o número crescente de imigrantes brasileiros, mas mesmo assim, não é um sonho de infância para a maioria. 
Nós consideramos as opções EUA, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Portugal, pesamos os prós e contras e vimos que nos identificávamos mais com o Great White North.


O plano de como ir.
O Canadá possui um programa de imigração muito bem organizado, com diversas categorias de imigrantes, do investidor ao refugiado. Optamos pela opção "skilled worker", e decidimos enviar nosso processo por conta própria. Chegamos até a consultar empresas especializadas como a Interapoio, mas outros imigrantes como o Dimitri e a Fabi do CanadaDiario nos confirmaram que, com organização e atenção ao manual do CIC, não há necessidade de pedir ajuda a terceiros. Juntamos toda a papelada necessária (com organização digna de TOC), IELTS (acadêmico, já pensando na revalidação profissional), pagamos a taxa e cruzamos os dedos.


A preparação para quando chegar.
Acompanho diversos blogs e listas de imigração. Posso dizer com absoluta certeza que, em praticamente 100% dos casos, aqueles que estão felizes e bem sucedidos prepararam-se com afinco. Ler tudo sobre a cultura, economia e política do país; correr atrás de sua revalidação profissional ANTES de fazer o landing; criar sua rede de contatos; buscar informações sobre cursos; aprender sobre a obtenção de novos documentos, habilitação para dirigir e plano de saúde; buscar um lugar para morar mesmo que temporariamente; aumentar ao máximo suas reservas financeiras; aprimorar o inglês o máximo possível...

Nós aqui corremos atrás da revalidação profissional muito antes de enviar o processo para o Canadá. Nosso IELTS acadêmico foi feito já pensando nisso. Nossa "viagem de reconhecimento" foi na verdade para fazer provas de revalidação. Nossa conta no HSBC canadense passou a ter muito mais dinheiro que a nossa conta brasileira! Tudo tem sido muito bem pensado para acelerar ao máximo o processo de adaptação e aumentar nossas chances de sucesso nessa empreitada. Sugiro a todos que façam o mesmo. Faz a diferença, com certeza. Quem corre atrás disso antes de ir, chega lá mais leve


As expectativas
It may look like it´s Heaven on Earth, but it´s not...it´s just Canada!

As expectativas com o landing, a chegada no Canadá, a definição de metas, e a realização das mesmas são diferentes para cada um. Mas o planejamento deve ser um ponto em comum a todos. O ponto mais importante de todos!

Algumas dicas para ajudar no planejamento:

1. Revalidação profissional e a busca por emprego.
Corra atrás de tudo o que puder ainda no Brasil. Use a internet a seu favor. Sites como o LinkedIn e outros sites de empregos como o monster.ca são indispensáveis. Refaça teu CV seguindo um modelo canadense. Corra atrás de contatos na tua área. Muitas vagas não são divulgadas, mas sim preenchidas por indicação.

2. A escolha da cidade.
Mantenha a cabeça aberta. Talvez receba uma oferta de emprego em outra província que nunca considerou como opção. Explore ao máximo as cidades pelo Google Street View, cheque as opções de moradia no craigslist e kijiji.

3. Blogs de imigração.
Eu sigo uns 80 blogs de imigrantes, e leio cada post novo (dá uma média de 10 por dia). Conheço quem tenha uma lista de mais de 400 blogs!! Impossível de acompanhar? Sim, se a estratégia for abrir um por um para ver se há um post novo. Quer uma dica de ouro: use o Google Reader. Todo blog tem uma opção "subscribe" que, quando clicada, te dá a opção de enviar este blog para o Reader. Assim, em um só lugar, você poderá ler todos os novos post e, melhor ainda, realizar buscas e selecionar seus favoritos. Eu cheguei a começar um 'manual de imigração' mas, com a função de "itens com estrela" do Reader, toda vez que leio um texto com informações que iriam para o "manual", dou-lhe uma estrela e pronto! Fácil de achar e de reler quando quiser.

4. Treine seu inglês.
Eu recomendo que todo imigrante abandone o Jornal Nacional e passe a assistir o The National, equivalente da CBC. Menos sangue e corrupção (se houver na pauta...), mais informações sobre o seu futuro país e, principalmente, mais inglês para treinar seu ouvido. Quer outra dica? Conheça o Rick Mercer, em seu programa Rick Mercer Report, ou RMR como é conhecido por lá. O cara roda o Canadá todinho fazendo reportagens-comédia, sempre algo muito interessante, como quando foi conhecer a agência espacial canadense, ou quando entrevistou a prefeita imortal de Mississauga, andou de hovercraft, trabalhou no YVR, treinou com a equipe olímpica canadense, etc... seus "rants" também são fantásticos e dão um panorama sarcástico e inteligente da política canadense. Outras boas opções são a Macleans, a 'Veja canadense', o National Post, e o  Globe and Mail, o 'Globo canadense'.

Bom, por enquanto é isso. Vou tentar deixar aqui o máximo de dicas possíveis, se alguém lembrar de mais, deixe um comentário aqui em baixo!

Abração e até o próximo post!

Henry e Dani

2 comments:

  1. Adorei!! Post maravilhoso!
    Nos vemos nos blogs!!
    Luciana

    ReplyDelete
  2. Queridos amigos, como forma de agradecimento por toda torcida pela nossa turma fizemos um novo vídeo em homenagem aos blogs!

    Desta vez o grupo Rio Canada também entrou no vídeo!

    De coração agradecemos por toda força e estamos aqui de dedos cruzados torcendo por aqueles que ainda estão na longa espera.
    Espero que gostem!
    Passa lá no blog e dá uma olhadinha!
    Muitos beijos e abraços da Turma do Balão.

    ReplyDelete